segunda-feira, 29 de março de 2010

Cidade de São Salvador,461 anos.




Salvador ou “Roma Negra”( por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.) é a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil.
Salvador em termos de religião é conhecida por ter 365 igrejas católicas, uma para cada dia do ano, além do sincretismo religioso, onde o catolicismo convive junto ao candomblé.Os negros iorubanos e nagôs estabeleceram uma rica cultura nas terras da Baía de Todos os Santos. Pois que tinham religião própria, o candomblé; música própria, a chula, o lundu; dança própria, praticada no samba de roda; culinária própria, que deu origem à culinária baiana, inventando diversos pratos com base no azeite-de-dendê e leite de coco (tudo com muita farinha-de-guerra dos índios tupinambás e tapuias), e sobremesas, desenvolvendo o que veio de Portugal; luta própria, a capoeira, e o maculelê; vestimenta própria, aliando as já tradicionais indumentárias africanas às fazendas portuguesas; e uma mistura de línguas, mesclando iorubá com português.
Além disto, é comum encontrar pela cidade tabuleiros de baianas com seu sorriso encantador, onde é possível provar um Acarajé.

Pontos turísticos:
Mercado Modelo,Elevador Lacerda,Pelourinho,Igreja de Nosso Senhor do Bonfim,Farol da Barra,Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté,Solar do Unhão,Dique do Tororó,Parque da Cidade,Parque de Pituaçu,Jardim Botânico,Ponta do Humaíta,Feira de São Joaquim,Fonte Nova,Forte de São Marcelo.

Fundação da Cidade.
A região antes mesmo de ser fundada cidade, já era habitada desde o naufrágio de um navio francês(na praia onde hoje é o Rio Vermelho), em 1510, de cuja tripulação fazia parte Diogo Álvares Correia, o famoso Caramuru.
Caramuru foi o primeiro português que viveu com os índios antes da chegada da expedição colonizadora,ele constuiu a sua casa onde hoje é o local entre o Farol e o Porto da Barra,que naquela época era conhecido como Ponta do Padrão,uniu-se a uma índia chamada Paraguaçu.
Quando Portugal resolveu adotar o sistema de governo geral para administrar toda colônia,escolheu a capitania da Baía de Todos os Santos para ser a sede do governo.
No dia 29 de março de 1549,Tomé de Sousa,primeiro governador geral do Brasil desembarcou Ponta do Padrão, com a sua comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada do São Salvador.
Após Tomé de Sousa, Duarte da Costa foi o governador-geral do Brasil, chegou a 13 de Julho de 1553, trazendo 260 pessoas, entre elas o filho Álvaro, jesuítas como José de Anchieta, e dezenas de órfãs para servirem de esposas para os colonos. Mem de Sá, terceiro governador-geral, que governou até 1572, também contribuiu com uma grande administração.


A Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi a capital, e sede da administração colonial do Brasil até 1763.

2 comentários:

  1. Parabéns,adorei esse artigo!
    sua cidade é realmente linda uai.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Salvador, está para nascer cidade mais linda!

    Beijos

    ResponderExcluir

Seguidores